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Sinopse: O objetivo deste livro é apresentar ao leitor os fundamentos e as aplicações de trade marketing, principalmente no contexto de empresas de bens de consumo, varejistas e do consumidor no momento da compra (shopper). Por se tratar de uma função organizacional formada em meados da década de 1990, ou seja, em um período mais recente quando comparada a outros departamentos tradicionais nas empresas, nossa expectativa é de que, com o livro, o leitor possa ampliar sua compreensão sobre o escopo de trade marketing e também sobre os métodos, ferramentas, desafios e perspectivas para a área.


Tipo: Livro
Título: Trade marketing
Autores: Leandro Angotti Guissoni, Rafael D' Andrea
Editora: FGV Editora
ISBN: 9788522521333
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2019
Número de Páginas: 168
Tamanho: 21 x 14
Edição: 1ª

Apresentação 9

Introdução 11

 

1 - O conceito de trade marketing 13

Fundamentos de trade marketing 13

Selling in e selling out 20

O ambiente de negócios no varejo e a atuação do trade marketing 22

Trade marketing e sua função estratégica: o que esperar de sua atuação 28

Estrutura e atribuições do trade marketing 29

Trade marketing como diferencial competitivo 44

 

2 - Fases de execução do trade marketing 47

Trade marketing mix 47

O grande desafio: como integrar gestão de produtos, comunicação, preço, força de vendas e canais de distribuição 51

Plano de trade marketing 54

Mensuração e avaliação dos resultados de trade marketing 70

 

3 - Shopper e consumidor: conhecendo seus hábitos de compra 89

Fundamentos de shopper marketing 89

O shopper e seu processo decisório 98

Marketing ao consumidor, shopper marketing, merchandising 100

A influência do shopper a favor da marca 103

 

4 - Tendências e perspectivas em trade marketing 123

Omnichannel: a jornada de compras do shopper e como a tecnologia influencia cada vez mais o trade marketing 123

Mudanças no ambiente de negócios no varejo e autosserviço 129

Experiência de compra e engajamento do consumidor 144

Neuromarketing: entendendo a mente do shopper 147

Perspectivas sobre a atuação e a remuneração do profissional de trade marketing 150

Conclusão 157

Referências 161

Autores 167

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