Entrega | Frete | Prazo |
---|---|---|
Digite um CEP e clique no botão OK. |
Sinopse:
O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a reconstrução e transformação da sala de aula para a conquista de uma aprendizagem mais significativa, diferenciada, humana, justa e de melhor qualidade.
Os capítulos abordam temas teóricos e de pesquisa sobre a educação escolar na perspectiva da educação matemática, trazendo importantes reflexões e alternativas para a ação docente. Os textos apresentados oportunizam refletir sobre a ação docente, para levar a efeito uma educação de qualidade, que vise ao desenvolvimento do raciocínio lógico necessário à aprendizagem das noções matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Traz ainda implicações da pesquisa científica que pode subsidiar outras pesquisas.
Foi construído a muitas mãos. Em quase todos os capítulos são analisadas temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos anos iniciais. O leitor encontrará revisões bibliográficas, análises teóricas baseadas na epistemologia genética que fundamentam o valor cognitivo afetivo e social de situações didáticas. Alguns capítulos apresentam resultados de intervenção pedagógica com jogos, desafios e situações-problema no ensino da adição, multiplicação e divisão aritmética. São pesquisas empíricas envolvendo crianças de diferentes perfis e faixas etárias, propostas e sugestões metodológicas que podem ser úteis a pesquisadores, professores e estudantes de licenciaturas, ou educadores em geral interessados nessas questões.
A intenção das autoras foi unir esforços em favor da comunicação e da publicação de uma parte significativa de seus estudos atuais, acreditando na necessidade intrínseca ao conhecimento de sempre se ampliar, aprofundar e disseminar. Constitui-se em uma leitura importante para qualquer pessoa que esteja interessada em crianças e Matemática, ou ainda na forma como as crianças pensam a Matemática.
Ficha Técnica:
Tipo: Livro
Título: Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática: Formulações de Professores e Estudantes
Autores:Sônia Bessa
Editora: Appris
Assunto: Livros
ISBN: 9788547340308
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2020
Número de Páginas: 307
Tamanho: 23 x 16
Edição: 1ª
1 - Aprendizagem e desenvolvimento - superando dificuldades
2 - Aritmética no ensino fundamental: a operação de adição
3 - Significado, utilidade e representação gráfica de adição de estudantes do 4º ano do ensino fundamental
4 - Operação de multipilcação: possibilidades de intervenção com jogos
5 - Jogos, desafios e situações-problema: opções à compreensão das operações aritméticas
6 - A relação entre a autonomia e o ensinoo da aritmética nos anos iniciais do ensino fundamental
7 - Registros de notação numérica de crianças do 1º e 2º anos do ensino fundamental
8 - Exercitando o cálculo mental em jogos
9 - Apropriação do conceito de divisão com jogos desafios e situações-problema
10 - Situações-problema no ensino da aritmética nos anos iniciais do ensino fundamental
11 - O processo de solução de problemas e a divisão aritmética
12 - Aprender matemática na educação infantil: qual o papel do professor?
13 - A construção dos possíveis cognitivos no contexto brasileiro: um estudo evolutivo
Sobre as autoras