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Nova Gestão Pública e Redefinição de Fronteiras Público-Privadas na Educação brasileira

Appris Editora
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Sinopse da Obra:

O livro Nova Gestão Pública e redefinição de fronteiras público-privadas na educação brasileira lança um novo olhar sobre a redefinição de fronteiras entre o público e o privado na implementação da lógica do privado no público, assim como a desresponsabilização do público para com as políticas sociais. A obra propõe-se a analisar, sob um olhar até então pouco estudado, os fundamentos de gestão presentes nos programas do Instituto Ayrton Senna (IAS) e implementados por redes públicas municipais de ensino no Brasil, em especial em um município de área de fronteira Brasil-Bolívia. Essa situação ocorre em um contexto no qual as mudanças na esfera macrossocial redefinem o papel do Estado, ou retirando-o da execução ou cedendo ao setor privado o protagonismo na definição de projetos educacionais. É o caso do IAS, analisado nesta obra. O IAS trabalha definindo políticas, concepção, acompanhamento e avaliação da educação nas redes públicas parceiras. Na justificativa de sua atuação, apresenta problemas na qualidade de ensino e assume o que seriam tarefas do Estado para com as políticas públicas de educação.

Uma das grandes contribuições deste trabalho é a análise das teorias das organizações educativas que embasam os programas Escola Campeã e Gestão Nota Dez do IAS. O caminho percorrido foi mapear os principais conceitos utilizados nos Programas e buscar a filiação teórica desses conceitos de forma aprofundada. Os enfoques encontrados foram: behaviorista, burocracia, abordagem sistêmica e Gerência da Qualidade Total, assim como aspectos da era digital da administração, como a cibernética e a tecnologia da informação e redes. Da gestão democrática, os conceitos foram completamente ressignificados, já que retiraram seu caráter progressista e participativo e a noção de democracia passou a ter outra concepção, das teorias liberais elitistas.

Esses programas foram implementados em uma rede pública municipal de ensino de um município do sudoeste mato-grossense que atende estudantes da fronteira Brasil-Bolívia, denotando descompasso entre a realidade local e a uniformização da educação presente nos programas do IAS.

 

Ficha técnica
Autora: Marilda Costa
Editora: Appris
ISBN: 9788547312817

Idioma: Português
Data de Lançamento: 2019
Número de Páginas: 338
Tamanho: 16x23
Edição: 1ª

INTRODUÇÃO

  1. REFORMA E RECONSTRUÇÃO DO ESTADO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL
  2. O INSTITUTO AYRTON SENNA: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO
  3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DOS PROGRAMAS DE GESTÃO EDUCACIONAL DO IAS
  4. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO
  5. ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE GESTÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA- ESCOLA CAMPEÃ E GESTÃO NOTA 10
  6. IMPLEMENTAÇÃO DA PARCERIA ENTRE O MUNICÍPIO DE CÁCERES E O INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)
  7. ESCOLA MUNICIPAL “ERENICE SIMÃO ALVARENGA”
  8. AS ESCOLAS NA FRONTEIRA: NÚCLEO DE SAPIQUÁ – ESCOLAS MUNICIPAIS RONDON, MARECHAL, RONDON I E MARECHAL RONDON II

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERENCIAS

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