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5ª Edição Revista e ampliada.
Inclui análise de cosméticos, perfumaria e outros.
Sinopse: , A ciência sensorial é aplicada não só para alimentos, mas hoje também concentra esforços no desenvolvimento e na padronização de métodos de análise para cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumaria, cremes e loções hidratantes, filtros solares, vestuário, dentre muitos outros produtos de consumo. A metodologia adequada consegue avaliar a funcionalidade e qualidade sensorial do produto, mas segue muito além, quando buscamos entender como a qualidade desse produto é percebida e valorizada pelo consumidor. O conceito de qualidade percebida e valorizada pelo consumidor é o objetivo final de todo projeto de inovação. O importante é que o diagnóstico aconteça a partir do consumidor durante o desenvolvimento do produto. Para dimensionar o valor e a qualidade percebidos, precisamos do recurso da análise sensorial. Este livro agora tem tríplice objetivo. O primeiro é contemplar a abrangência dos produtos e materiais a serem analisados sensorialmente e, para isso, foram incluídos mais exemplos na área de cosmética, produtos de higiene e beleza, dentre outros. O segundo objetivo é ser um livro prático e aplicado aos profissionais que atuam na área. Nele encontra-se o “como fazer”, a partir do entendimento dos métodos e dos procedimentos padronizados e normatizados, seguidos sempre de exemplos práticos, com a descrição completa de todas as etapas de análise. Finalmente, o terceiro objetivo é conservar o propósito original da primeira edição: um livro texto para a academia – ou seja, o objetivo é prover o conteúdo o bastante para capacitar o estudante e o pesquisador a aplicar o teste sensorial com a fundamentação necessária, de acordo com a situação especifica do projeto de pesquisa e, ainda, apresentar como o teste deve ser implementado.
Tipo: Livro
Título: Análise Sensorial de Alimentos 5ª Edição
Autores: Silvia Deboni Dutcosky
Editora: Champagnat - Pucpress
ISBN: 9788554945473
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2019
Número de Páginas: 540
Tamanho: 16 x 23
Edição: 5ª
A compreensão das metodologias descritivas é de fundamental importância para pesquisadores que têm a difícil missão de descrever o perfil sensorial do alimento, ou seja, traçar a sua “impressão digital” sensorial, tão necessária quando se está desenvolvendo um produto ou se pretende estudá-lo, reformulá-lo ou melhorá-lo. Além disso, é necessária na definição de estratégias de marketing voltadas para a promoção de venda e/ou posicionamento do produto no mercado.
Análise sensorial descritiva visa estreitar a lacuna entre a pesquisa empírica, aquela executada e interpretada em laboratório; e a aplicação industrial, focada no desenvolvimento e disponibilização do produto para o mercado consumidor. Para isso, apresenta texto didático e autoexplicativo, com exemplos práticos de diversos estudos realizados com equipes treinadas e semitreinadas e com consumidores, utilizando as metodologias clássicas e os métodos emergentes.
Esta publicação, composta por seis capítulos, está dividida em três partes: Parte I – Metodologias clássicas; Parte II – Metodologias alternativas: equipes semitreinadas; e Parte III – Metodologias rápidas: abordagem com consumidores. Seu público-alvo são estudantes graduandos e pós-graduandos de Engenharia de Alimentos e cursos afins, professores e consultores das diversas áreas de produção, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos alimentícios.
Título: Análise Sensorial Descritiva
Autores: Valéria Paula Rodrigues Minim
Editora: Editora UFV
ISBN: 9786559250653
Assunto: Livros
Idioma: Português
Data de Lançamento: 2ª edição 2023
Número de Páginas: 291
Tamanho: 15x21
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